Conflito na linha de fronteira entre Malawi e Moçambique pode exigir soluções diplomáticas

Publicado: 08/09/2021, 19:44
Categoria:

Conflito de terra na linha de fronteira entre Malawi e Moçambique, poderá exigir soluções diplomáticas.

 

A liderança tradicional de Macanjira, no Malawi, acusa a contraparte moçambicana da província do Niassa, de supostamente ter alargado a fronteira para quinze quilómetros dentro do Malawi, violando os acordos de reafirmação da fronteira existentes entre os dois países.

Os líderes tradicionais de Macanjira alegam que a situação está a pôr em causa a convivência entre as comunidades que vivem na zona de fronteira.

A população de Macanjira, no distrito de Mangochi, no Malawi, pede ao presidente Lazarus Chakwera para dialogar com o seu homólogo de Moçambique, Filipe Nyusi, a fim de pôr termo ao conflito de terra que envolve parte da população da vizinha província do Niassa.

O pedido foi feito, esta quarta-feira em Macanjira, num comício dirigido pelo assessor político do presidente do Malawi, Efrem Chivunde:

Entretanto, Efrem Chivunde tranquilizou a população afirmando que brevemente os presidentes Lazarus Chakwera e Filipe Nyusi, encontrarão uma solução para o conflito, pois  a relação entre os dois países é salutar.

Em Maio de 2012, o governo de Moçambique também lançou acusações sobre as comunidades malawianas por, alegadamente se terem envolvido na demarcação de terras em regiões fronteiriças, o que levou algumas famílias do Malawi a erguerem casas no território moçambicano.

Aliás, os dois governos trocaram mutuamente acusações sobre a usurpação de terras na linha de fronteira comum.

Na altura, o então director nacional de Mar e Fronteiras, José Mucombo ,teria assegurado que as equipas técnicas dos dois países, acordaram que, as áreas ocupadas por malawianos no território moçambicano, seriam mapeadas e reintroduzidas no espaço nacional e as respectivas famílias recenseadas.

 A fronteira comum entre Moçambique e Malawi é de 1.400 quilómetros, dos quais 888 são de terra firme, 322 de divisória lacustre e 190 de fronteira fluvial. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram