Confrontos entre pastores no Sudão do Sul fazem pelo menos 39 mortos

Publicado: 02/02/2024, 20:32
Categoria:

Pelo menos 39 pessoas foram mortas e 53 ficaram feridas na quarta-feira no Sudão do Sul, em combates entre dois grupos de pastores de estados vizinhos, no centro do país, segundo as autoridades locais, citadas pela AFP.

"Oúltimo balanço é de 20 pessoas mortas, 36 feridas e uma pessoa ainda desaparecida" entre os pastores do Estado de Lakes, disse o porta-voz da polícia estatal, o major Elijah Mabor Makuac, em declarações citadas pela agência francesa de notícias, a France-Presse (AFP).

O ministro da Informação do estado vizinho de Warrap, William Wol Mayom Bol, disse à AFP que se registaram "19 mortos e 17 feridos", elevando o total, até agora, para 39 vítimas mortais e 53 feridos.

"A violência diminuiu, mas foram registados pequenos confrontos em zonas pantanosas inacessíveis e o número de vítimas não pode ser verificado", acrescentou um comunicado do Ministério da Informação de Warrap.

Os confrontos pelo acesso aos recursos naturais da região, como água e pastagens, ou o roubo de gado são frequentes no Sudão do Sul, um país africano sujeito a condições climatéricas extremas, incluindo secas e inundações.

Neste contexto, os conflitos entre pastores nos condados de Tonj (Warrap) e Rumbek North (Lakes) tornaram-se um fenómeno recorrente em cada estação seca, explicou o Major Elijah Mabor Makuac.

Estes conflitos vêm juntar-se à violência política e étnica que mina o país mais jovem do mundo, que se tornou independente do Sudão em 2011.

O Sudão do Sul mergulhou então numa guerra civil entre os inimigos Riek Machar e Salva Kiir, que causou a morte de quase 400 mil pessoas e milhões de deslocados entre 2013 e 2018.

Um acordo de paz assinado em 2018 prevê o princípio da partilha de poder no âmbito de um Governo de unidade nacional, com Kiir como Presidente e Machar como Vice-Presidente.

No entanto, o acordo continua, em grande parte, por implementar, devido a disputas persistentes entre os dois rivais, o que tem mergulhado o país na violência, instabilidade e pobreza, apesar dos seus recursos petrolíferos. (RM-NM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram