Congelamento de contas bancárias do antigo presidente do Malawi e esposa

Publicado: 17/08/2020, 6:15
Categoria:

No Malawi, O departamento central de combate à corrupção congelou  contas bancárias do antigo presidente, Peter Mutharika, e sua esposa Gertrude Mutharika.

Foram ainda congeladas as contas bancárias da antiga directora-geral da Autoridade Tributária do Malawi, Roza Mbilizi e do Ajudante de Campo do antigo presidente Peter Mutharika, Norman Chissale.

O congelamento das contas bancárias, deve-se ao facto de o departamento anti-corrupção ter descoberto tentativas de esvaziamento das contas dos antigos dirigentes do Malawi, com a retirada de avultadas somas em dinheiro, numa altura em que decorre uma investigação em volta destas figuras.

 

São no total, seis contas congeladas, uma é exclusivamente do antigo presidente Peter Mutharika, a segunda é conjunta, tem como titulares Mutharika e esposa, três pertencem a antiga directora-geral da Autoridade Tributária e uma ao ajudante de campo do antigo estadista do Malawi.

As quatro figuras estão sob investigação em conexão com a importação de quatrocentos mil sacos de cimento da Zâmbia e do Zimbabwe, em nome de Peter Mutharika, com a isenção de impostos.

A antiga directora geral da Autoridade Tributária do Malawi, Roza Mbilizi, juntamente com o ajudante de Campo de Peter Mutharika, Norman Chissale, antigo chefe das casas de estado Peter Mukhito e um empresário tinham sido detidos, e agora em liberdade, mediante pagamento de caução.

Apesar de Peter Mutharika ter-se distanciado publicamente do caso de importação de cimento, a sua figura continua a ser associada ao escândalo.

Peter Mutharika já foi interrogado pela polícia de investigação criminal na sua residência particular em Mangochi.

Ainda na senda das investigações em torno dos escândalos financeiros no Malawi, este fim-de-semana, foram detidos o director executivo do conselho de empréstimos e subsídios para estudantes do ensino superior, Chris Chisoni, e outros dois quadros da sua instituição.

Os três elementos são acusados de crimes de corrupção e desvio de fundos do estado.( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram