Congresso Nacional Africano suspende antigo presidente Jacob Zuma

Publicado: 30/01/2024, 10:38
Categoria:

O Congresso Nacional Africano suspendeu, esta segunda-feira, o antigo presidente sul-africano, Jacob Zuma, do partido.

A confirmação foi dada pelo Secretário-Geral do ANC, Fikile Mbalula,depois da reunião do Comité Nacional Executivo do partido..

Mbalula disse que a suspensão segue-se ao anunciou feito pelo próprio Jacob Zuma, a dezasseis de Dezembro último, segundo o qual, nas próxima eleições, não vai apoiar o ANC, mas sim o recém criado partido Umkhoto Wesizwe.

O Comité Nacional Executivo entende que o seu antigo Presidente violou os estatutos do partido, daí ter decidido suspendê-lo.

Por outro lado, o ANC diz estar a observar o cometimento de Zuma para com o novo Partido. Aliás, no último fim-de-semana o  antigo presidente fez campanha pelo novo partido na zona de Kwaximba, em Durban, onde disse que o Umkhonto Wesizwe almeja obter dois terços nas eleições deste ano.

O Secretário-geral do ANC entende que este engajamento significa que Jacob Zuma abandonou o Partido que liderou ente 2009 e 2018.

No entando, publicamente, Zuma diz que ainda é membro do ANC, só que não se identifica com a actual liderança.

Mbalula disse ainda que desde o Congresso de 2022, o ANC tentou, sem sucesso, ouvir as inquietações de Jacob Zuma, que insistentemente tem dito que não se identifica com o Congresso Nacional Africano liderado por Cyril Ramaphosa.

Mbalula classifica a atitude de Zuma como de um contra-revolucionário.

O secretario-Geral do ANC diz que a expulsão será o último recurso, sendo que o partido vai seguir todos os procedimentos.

Num outro desenvolvimento, o ANC critica o uso do nome Umkhoto Wesize, para designar a  nova formação politica, sublinhando que o mesmo visa desvirtuar a historia do Congresso Nacional Africano  e da África do Sul.

Reza a historia que o Umkhoto Wesizwe  era o braço armado do Congresso Nacional Africano, criado em 1961, pelo ANC e Partido Comunista Sul-Africano, como reposta á opressão politica, social e econômica movida contra a população negra pelo regime do Apartheid.

É nesta base que o ANC diz que recorreu á justiça eleitoral para impedir o registo de  Umkhoto Wesizwe como partido partido politico.

Por outro lado, o Congresso Nacional Africano apela os sul-africanos a rejeitarem o projecto  que Jacob Zuma apresenta, através do novo partido Umkhoto Wesizwe. (RM Pretória)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram