Conselho de Segurança reconhece necessidade de capacitar países africanos

Publicado: 31/08/2022, 23:16
Categoria:

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) adoptou hoje uma declaração proposta pela China que reconhece a necessidade de reforço da capacitação dos países africanos, enfatizando a importância de respeitar a liderança desses Estados.
projecto descreve várias áreas prioritárias para o apoio de capacitação aos Estados-membros africanos, inclusive no combate ao terrorismo, aos efeitos das mudanças climáticas, à pirataria e assalto à mão armada no mar e combate à insegurança alimentar.
O texto contém ainda disposições sobre missões de paz da ONU e sanções do Conselho de Segurança.
A "declaração presidencial" foi proposta pela China - país que presidiu este mês ao Conselho de Segurança - em conexão com o debate aberto sobre "Paz e segurança na África: Capacitação para sustentar a paz" realizado em 08 de agosto na ONU.
"Os membros do Conselho de Segurança adoptaram por consenso esta declaração presidencial, o que é de grande significado para promover o futuro apoio à capacitação e conquista de paz duradoura no continente", disse o embaixador chinês junto da ONU, Zhang Jun.
Na sua declaração após a votação, o diplomata agradeceu ao Gabão, Gana e ao Quénia pela participação activa e pelo forte apoio durante o processo de consultas, "especialmente pelos seus valiosos 'inputs' na perspectiva de países africanos, o que tornou esta declaração mais responsiva às necessidades de África".
Zhang Jun apelou ainda a que o Conselho de Segurança veja esta declaração como uma "oportunidade para continuar o seu suporte à paz e segurança em África e para que mantenha consultas com países africanos, enquanto trabalham em conjunto para alcançar os objectivos fixados na declaração e fazer assim grandes contribuições para a paz, estabilidade, segurança e desenvolvimento em África".
Apesar do sucesso na adopção da declaração, a delegação chinesa reconheceu que as negociações para o texto final foram longas e difíceis, o que levou o mesmo a ser revisto sete vezes.
Durante as suas presidências do Conselho de Segurança nos últimos dois anos, a China desenvolveu projectos relacionados com África, tendo o Conselho adoptado as suas declarações sobre a luta contra o terrorismo e o extremismo em África e sobre a recuperação pós-pandemia no continente africano. (RM /NMinuto)

Tags: ,

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram