COP 27: PR reafirma prontidão de Moçambique para a transição energética

Publicado: 08/11/2022, 22:28
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, reafirma a prontidão de Moçambique para a transição energética, no âmbito da mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Falando, esta terça-feira em Sharm el-Sheikh, no Egipto, numa mesa redonda sobre a Transição energética na África Austral, organizada no âmbito da COP 27, Nyusi apontou o gás como energia limpa para esta fase de transição, por ser menos poluente.

“ Neste caso, o gás, estamos prontos para dar a nossa contribuição, mas fica a mensagem; financiamento é preciso, é preciso financiar esta transição, pode ser por investimentos ou através de doações no âmbito da redução da poluição a nível mundial “, disse.

Na mesa redonda que contou com a presença de representantes do Banco Africano de Desenvolvimento, da fundação Tony Blair e do Fundo Climático de Investimento, o presidente Nyusi apontou ainda o uso de energia hídrica, como outra contribuição do país no projecto de uso de energias limpas na região da África austral.

Para além da mesa redonda sobre a transição energética, o Chefe de Estado dirigiu neste, que foi o segundo e último dia da Cimeira inserida na COP 27, sobre as mudanças climáticas, a reunião sobre Perdas e Danos Decorrentes do clima e risco de desastres em África e protecção de florestas de miombo, na qualidade de Campeão africano para a gestão do risco de desastres.

Neste encontro, o Dirigente do Banco Mundial anunciou o investimento de 19 mil milhões de dólares em corredores de desenvolvimento em países africanos, incluindo Moçambique.

No encontro sobre financiamento climático, o Banco Mundial anunciou que vai continuar a angariar dinheiro para o financiamento de iniciativas visando a redução da emissão do carbono.

Por esta acção de redução da emissão de carbono Moçambique recebeu recentemente 4.6 milhões de dólares dos quais 70% para as comunidades. ( RM /Sharm el-Sheikh) 

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram