Covid-19: Governo do Malawi pondera encerrar fronteiras aéreas e terrestres

Publicado: 21/06/2021, 8:30
Categoria:

Governo do Malawi   pondera encerrar mais uma vez as fronteiras aéreas e terrestres, devido a forte ameaça da terceira vaga da covid-19.

 Cada dia que passa, o número de casos da pandemia da covid-19, está a disparar, numa altura em que já se confirmou a circulação da variante indiana, no país.

Para o ministério da Saúde, as fronteiras devem estar fechadas para quase todos os viajantes, com excepção  daqueles que estiverem a retornar ao país.

A medida é sugerida pelo sector da saúde numa altura em que o país regista ruptura de stocks da vacina anti-covid-19, o que ditou a paralisação da imunização.

O sector do turismo já reagiu à pretensão de encerrar as fronteiras aéreas e terrestres, afirmando que a medida irá afectar negativamente o sector privado.

Em Março deste ano, o ministro do turismo, Michael Usi, disse no parlamento que, em meados de 2020, as indústrias de turismo e similares perdeu mais de 42 biliões de kwachas, devido ao cancelamento de reservas confirmadas face à pandemia da covid-19.

O turismo é a terceira fonte de divisas do país, depois do tabaco e chá, contribuindo consideravelmente para o crescimento económico do Malawi.

A queda na recolha de receitas neste sector terá um impacto económico negativo para o país.

O director executivo do conselho de turismo do Malawi, Richard Mdyetseni, disse que a proibição de viagens, foi efectuada sem consultas prévias ao sector privado, o que vai sufocar a economia.

“Entendemos que a situação pandémica tende a deteriorar-se  mas sugerem outras maneiras de controlar  a covid-19 !”, disse Mdyetseni.

Neste momento, o sector da Saúde está a reactivar alguns centros de internamento de doentes da covid-19, face ao aumento de casos da doença. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram