Covid-19. África do sul deplora reacção de alguns países face a descoberta de nova variante

Publicado: 27/11/2021, 8:01
Categoria:

O Ministro sul-africano da saúde considera de injustificada a reacção de alguns países, face ao anúncio da descoberta da mais recente variante do novo coronavírus.

É que logo a seguir a este anúncio, vários países, a exemplo do Reino Unido, Marrocos, Malásia, Singapura e Emirados Árabes Unidos, apressaram-se a vedar a entrada de voos ou de viajantes provenientes da África do Sul.
Praticamente o banimento abarca quase toda a zona Austral de África.

Joe Phaahla diz que este tipo de reacções vai contra as normas e padrões orientados pela Organização Mundial da Saúde (OMS); até porque a própria OMS não aconselha a restrição de viagens, numa altura em que os cientistas procuram mais respostas sobre a nova variante do novo coronavírus.

O Governante sul-africano vincou que ao anunciar a descoberta da mais recente variante do novo coronavírus, Pretória não fez mais do que cumprir as orientações da Organização Mundial da Saúde. Também destaca a transparência com que o governo sul-africano lida com esta pandemia.

O sector do turismo, o mais afectado com o banimento de voos, veio a Público dizer que as fronteiras sul-africanas vão permanecer abertas para receber turistas e homens de negócio de todo o mundo.
Este sector, vital para a economia sul-africana, estava a reerguer-se do anterior banimento, que chegou a causar perdas na ordem de novecentos e setenta milhões de rands por mês,mas o rumo a ser seguido pela África do Sul, face a esta nova variante, será conhecido nos próximos dias após reuniões a serem lideradas pelo presidente Cyril Ramaphosa.

Já, este domingo, vai ouvir o conselho do Comando nacional de combate a covid-19.
Enquanto isso, na esteira da nova variante do coronavírus, o número de internamentos hospitalares por covid-19 está a aumentar pelo menos em Gauteng, província que está a dar sinais de entrada na quarta vaga da pandemia. (RM).

).

 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram