Covid-19: África do Sul reabre fronteiras terrestres

Publicado: 15/02/2021, 16:48
Categoria:

A África do Sul reabriu hoje 20 postos de fronteira terrestres após um encerramento de cerca de dois meses para conter a pandemia de covid-19, que já infectou cerca de 1,5 milhões de pessoas no país.

Na fronteira com o Zimbabwe, em Beitbridge, a mais movimentada entre os dois países, a reabertura daquele posto fronteiriço está a ser marcada por longas filas de espera e constrangimentos de entrada na África do Sul, transmitiu em directo do local o canal de televisão sul-africano ENCA.
Uma delegação de altos funcionários do Governo sul-africano testemunhou também no local a travessia ilegal junto à ponte entre os dois países durante a reabertura daquele posto fronteiriço na manhã de hoje, referiu a mesma fonte.
Em Lebombo, na fronteira com Moçambique, a segunda mais frequentada depois de Beitbridge, a situação "é mais ordeira", declarou à imprensa o ministro do Interior sul-africano, Aaron Moatsaledi, de visita ao local.
"A imigração ilegal é também um problema neste posto de fronteira".
Com mais de 8,6 milhões de testes de covid-19 realizados desde Março, dos quais 24.470 testes realizados nas últimas 24 horas, a África do Sul, o país mais afectado do continente africano, contabiliza 1.491.807 casos de infecção e 47.899 mortos por covid-19, segundo as autoridades de saúde sul-africanas.
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, assegurou que a África do Sul vai iniciar esta semana a vacinação contra a covid-19 e superar a pandemia, apesar de rejeitar a vacina da Oxford/AstraZeneca por falta de eficácia contra uma nova variante encontrada no país. (RM /NMinuto)

 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram