Covid-19. Canadá aprova comprimido antiviral da Pfizer

Publicado: 18/01/2022, 6:11

O Canadá tornou-se o terceiro país a aprovar o medicamento, depois dos Estados Unidos da América, em Dezembro, e do México, na semana passada.

O Ministério da Saúde do Canadá aprovou, esta segunda-feira, o medicamento antiviral contra a Covid-19 da farmacêutica Pfizer. Comercializado sob o nome Paxlovid, o comprimido mostrou uma eficácia de quase 90% na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes de alto risco.
O medicamento poderá ser prescrito a “adultos afectados por uma forma leve ou moderada da Covid-19, que apresentem um risco elevado de evolução para uma doença grave, em particular risco de hospitalização ou morte”, lê-se em comunicado. A nota acrescenta que “nenhum medicamento, incluindo o Paxlovid, pode substituir a vacinação”.
Em conferência de imprensa, a responsável pelo departamento de saúde pública do Canadá, Theresa Tam, sublinhou que “o anúncio de hoje é particularmente importante, uma vez que o acesso a tratamentos fáceis de utilizar pode ajudar a reduzir a gravidade da Covid-19 em adultos recém-infectados e naqueles com alto risco de desenvolver uma forma grave da doença”.
O Canadá tornou-se o terceiro país a aprovar o medicamento. Em Dezembro, foi aprovado o uso de emergência nos Estados Unidos da América e, na semana passada, no México.
Na semana passada, a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) anunciou que está a avaliar o pedido da Pfizer para a comercialização do medicamento.
“A EMA começou a avaliar um pedido de autorização condicional de comercialização para o medicamento antiviral oral Paxlovid” apresentado pela Pfizer Europe MA EEIG, afirmou em comunicado. A mesma nota acrescenta que “avaliará os benefícios e os riscos do Paxlovid dentro de um prazo reduzido e poderá emitir um parecer dentro de semanas”, caso os "dados apresentados sejam suficientemente sólidos”. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram