Covid-19: Malawi decreta recolher obrigatório e encerramento de escolas

Publicado: 24/01/2021, 21:02
Categoria:

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, decreta recolher obrigatório e encerramento dos estabelecimentos de ensino, face a subida de casos e mortes por covid-19.

 

Das 21 horas às cinco horas,  ninguém deve circular pelas ruas, sob pena de ser recolhido pela polícia.

Com uma população de dezoito milhões de habitantes, o Malawi está a registar uma média diária de mil infecções e vinte mortes devido a covid- 19.

Até este domingo, o país tinha um cumulativo de 18439 casos e 470 mortes, representando uma taxa de mortalidade de 2.55%.

Perante esta situação, o presidente Lazarus Chakwera veio a público afirmar que o Malawi está a atravessar o momento mais crítico da pandemia do coronavírus, desde que eclodiu no país em Abril do ano passado.

Neste mês de Janeiro,  a covid-19 tirou a vida a dois ministros, quadros da presidência, antigo governador do Banco do Malawi, presidente da comissão dos direitos humanos, 3 padres católicos, membros da comissão nacional de eleições, políticos influentes, entre outras personalidades.

Esta realidade, levou o Presidente a endurecer as medidas para conter a propagação da doença no país.

A redução de participantes em cultos religiosos para 50 pessoas, o uso obrigatório de máscaras faciais sob pena de incorrer a uma multa, e a proibição da presença de consumidores de bebidas alcoólicas em locais de lazer, constam do rol de medidas decretadas por Chakwera.

Chakwera ordenou igualmente ao tesouro para liberar com efeitos imediatos, dezassete biliões de kwachas, cerca de cento e setenta mil milhões de meticais.

O dinheiro destina-se à aquisição imediata de equipamento de protecção individual para todos os profissionais de saúde, que estão na linha da frente, 1.000 botijas de oxigénio e acessórios, como medidores de fluxo e monitores de pacientes.

O estadista malawiano vincou a necessidade de se atender às prioridades, recrutamento de mais médicos,  gestão das hospitalizações,  atendimento de emergência aos doentes em estado crítico e rastreamento massivo de cidadãos. 

Para conter a propagação da doença, Chakwera decidiu ainda construir hospitais temporários nos maiores centros urbanos para descongestionar os grandes hospitais.

Esta semana, serão também encerradas todas fronteiras aéreas e terrestres, no âmbito das medidas visando conter a propagação da doença. ( RM Blantyre) 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram