Covid-19: Malawi transforma estádios de futebol em hospitais

Publicado: 03/02/2021, 7:49
Categoria:

Malawi transforma estádios de futebol em hospitais temporários, para incrementar a capacidade de internamento de doentes da covid-19.

 

O Bingu Internacional Stadium, na cidade de Lilongwe e o centro juvenil de Blantyre têm instaladas 300 camas cada, e a unidade de tratamento de emergência na cidade de Mzuzu com duzentas camas.

Foi ainda aberto um hospital de campanha com a capacidade de cem camas em Zomba State Lodge , ou seja, na casa de hospedagem do estado de Zomba.

Com os novos hospitais temporários, o país passa a contar com mil e quinhentas camas contra a capacidade inicial que era de quatrocentas camas.

O  Malawi alargou igualmente para 164,  o número de centros de testagem da covid-19.

O presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, disse que o aumento da capacidade de internamento e testagem, acontece numa altura em que os  laboratórios nacionais acabam de confirmar a existência no país, da  variante sul-africana da covid-19.

A situação da covid-19, foi agravada com o regresso ano passado,  de mais de dezoito mil malawianos que viviam na África do Sul, devido ao confinamento imposto pelo presidente Ciryl Ramaphosa.

Face a esta realidade Lazarus Chakwera deu a conhecer que todos os esforços estão a ser envidados para conter a propagação da doença.

Investigadores do Malawi Liverpool Wellcome Trust no Queen Elizabeth Central Hospital na cidade de Blantyre, já têm a capacidade de sequenciar o vírus que causa a Covid-19.

Chakwera acrescentou que o seu governo fez uma parceria com os centros de controlo de doenças da África e dos Estados Unidos para trazer a mesma capacidade para o Laboratório Nacional de Saúde Pública em Lilongwe, a capital do país.

Cumulativamente, o Malawi tem até ao momento 24.365 casos, com 712 mortes representando uma taxa de letalidade de 2,9%.

Um total de 8.945 casos já foram recuperados e 15.348 continuam activos. ( RM Blantyre) 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram