Covid-19: OMS alerta que pandemia ainda não acabou

Publicado: 02/09/2020, 7:08
Categoria:

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um alerta generalizado de que a pandemia da covid-19 ainda não terminou, embora as pessoas estejam a experimentar a fadiga da doença.

A mais alta instância da saúde mundial apoia totalmente os esforços dos países em reabrir as economias e sociedades, o retorno das crianças à escola e os adultos ao trabalho, mas sublinha que "queremos que isso seja feito com segurança".
"Abrir sem ter controlo é uma receita para o desastre. Os países devem ter o domínio sobre o vírus", prossegue.
Oito meses após o início do surto, "nenhum país pode fingir que a pandemia passou. A realidade é que o coronavírus se espalha facilmente e pode ser fatal para pessoas de todas as idades", advertiu, segunda-feira, o director-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus.
A OMS voltou a exortar os países a prosseguirem com a implementação dos tópicos essenciais para se assumir o controlo e evitar a disseminação do vírus.
Evitar realizar eventos que obriguem a aglomeração de pessoas em estádios e locais de culto para além dos números mínimos estipulados, manter regularmente a higienização e manter o distanciamento social e o uso da máscara em público são outras das recomendações da Organização Mundial da Saúde.
O chefe da OMS falou também da necessidade de esforços para reduzir as mortes dos mais vulneráveis, particularmente pessoas idosas e com doenças associadas.
"Ao cuidar daqueles que estão em maior risco, os países podem salvar vidas e aliviar a pressão sobre os seus sistemas de saúde ", recordou Ghebreyesus. (RM Angop)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram