Covid-19: Sessões do parlamento do Malawi suspensas

Publicado: 17/07/2020, 6:41
Categoria:

O Parlamento malawiano suspendeu as suas sessões por duas semanas, em virtude de dois deputados e alguns funcionários do protocolo, terem sido infectados pela covid-19.

 

O encerramento tem por objectivo garantir o cumprimento da quarentena e distanciamento social entre os legisladores, para além de assegurar a desinfecção do edifício parlamentar.

A presidente da Assembleia da República do Malawi, Catherine Gotani Hara, apelou a todos os deputados e funcionários do parlamento e seus familiares a fazerem o teste de covid-19, pois, tiveram contacto com os infectados.

Os casos de coronavírus no Malawi subiram para 2610 com 43 óbitos e mil e cinco recuperados.

Face ao crescente aumento de casos positivos e mortes, o presidente do Malawi, Lazarus Chakwera, convidou o seu povo a observar três dias de oração em jejum a contar desde esta quinta-feira, para pedir a misericórdia de Deus para travar a propagação da covid-19.

Ainda no Malawi, o Chefe do Estado demitiu a comissão multissectorial de combate à covid-19.

Lazarus Chakwera nomeou uma nova comissão que integra os ministros da saúde, educação, trabalho, justiça, informação, um especialista em medicina, 4 membros da sociedade civil e um líder do partido da oposição no parlamento, o DPP.

Chakwera prometeu dirigir-se a nação quinzenalmente para dar o ponto de situação da pandemia no Malawi, onde a postura de alguns cidadãos têm estado a colocar em risco a maioria.

A título de exemplo, seis cidadãos com covid-19 que retornaram ao país, oriundos da África do Sul, fugiram a caminho do centro de isolamento de Mangochi, no distrito de Machinga.

O director distrital da saúde e serviços sociais de Mangochi, Henry Chibowa, ameaçou divulgar os nomes dos fugitivos, caso não se apresentem voluntariamente ao centro de isolamento. ( RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram