Covid-19: Trump admite ter "minimizado" gravidade do vírus para "evitar o pânico"

Publicado: 10/09/2020, 6:27
Categoria:

Declarações do Presidente dos Estados Unidos ao jornalista Bob Woodward contrastam com a forma como tem lidado publicamente com a pandemia.

Semanas antes do primeiro caso confirmado de Covid-19 nos Estados Unidos, Donald Trump admitiu que o vírus era perigoso, transmissível através do ar, altamente contagioso e talvez cinco vezes "mais mortal do que a gripe". Estas admissões foram feitas pelo presidente norte-americano ao jornalista Bob Woodward, em fevereiro.
Numa série de entrevistas - no âmbito do novo livro do jornalista, 'Rage' - Donald Trump revelou ter um nível surpreendente de detalhes sobre a ameaça do vírus.
As admissões do Chefe de Estado norte-americano contrastam com os frequentes comentários públicos, em que insistia que "o vírus iria desaparecer" e que "tudo correria bem".
"Sempre quis minimizar", disse Trump a Woodward, a 19 de Março, apesar de ter declarado uma emergência nacional devido ao vírus dias antes. "Continuo a preferir minimizar, porque não quero criar o pânico", acrescentou.
Estas afirmações, que foram agora divulgadas pela CNN, são resultado de 18 entrevistas que decorreram de 5 de Dezembro de 2019 a 21 de Julho de 2020. As conversas foram gravadas com a permissão de Trump.
"Ele circula no ar. Isso é sempre mais complicado do que através do toque. Apenas respira o ar e é assim que o vírus passa. Isto é muito complicado. Muito delicado”, disse Trump a Woodward, no dia 7 de Fevereiro.
O livro, que é lançado no dia 15 de Setembro, retrata um presidente que traiu a confiança dos cidadãos e as responsabilidades fundamentais do cargo, escreve a CNN.
Além dos comentários do presidente norte-americano, o livro conta também com afirmações de ex-conselheiros de segurança nacional de Trump e do especialista Anthony Fauci, que é citado a comentar a liderança “sem rumo” do Chefe de Estado. (RM/ NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram