COVID19: Malawi adopta vacinação porta-a-porta

Publicado: 02/12/2021, 5:59
Categoria:

A nova estratégia que que visa imunizar o maior número de pessoas, face as ameaças da mais recente variante da pandemia viral denominada ómicron, incide sobre as zonas rurais, onde se regista fraca adesão à vacina contra a covid 19.

A vacinação porta a porta, acontece numa altura em que o país corre o risco de não atingir a meta de vacinar 30% da sua população até o final deste ano, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Quando faltam menos de quatro semanas para o fim do ano e com a nova variante da covid 19 a ameaçar o mundo, Malawi vacinou até ao momento 3,2 por cento de um universo de 11 milhões de pessoas previstas.

11 milhões de habitantes, representam 60 por cento da população, que deve ser vacinada para o alcance da imunidade rebanho.

A OMS recomendou que os países africanos devem vacinar 30 por cento da sua população até Dezembro deste ano e outros 30 por cento até Dezembro de 2022.

Os números do Instituto de Saúde Pública do Malawi mostram que até esta quarta-feira, o país tinha vacinado pouco mais de seiscentas e duas mil pessoas, o que representa 3,2% da população alvo, algo que começa a preocupar as autoridades governamentais.

O Ministério da Saúde, reconhecendo que o número de pessoas até aqui imunizadas, é baixo, decidiu embarcar pela estratégia de vacinação porta-a-porta.

O porta-voz do Ministério da Saúde e população Adrian Chikumbe, disse que com esta nova modalidade de vacinação, o país consegue imunizar seis mil pessoas por dia.

Contudo, disse ser um número ainda aquém das espectativas, pois para se alcançar a meta até ao fim do ano, terá de vacinar uma média de 10.000 pessoas por dia.

O Malawi tem um cumulativo de cerca de 62 000 casos de Covid-19 com mais de 2 300 mortes, 571 casos activos e dois pacientes internados. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram