
Cerca de dois mil e trezentos usuários de drogas deram entrada no Hospital Psiquiátrico de Nampula, no primeiro semestre deste ano, contra quatrocentos e setenta e quatro registados em igual período do ano passado.
Trata-se de pessoas, na sua maioria adolescentes jovens que por diferentes razões, recorrem ao uso de substâncias psicoactivas, alegadamente para melhorar o seu estado psicológico.
A directora do Gabinete provincial de Prevenção e Combate à Droga, em Nampula, Isabel Alberto, refere que há tendências dos adolescentes jovens em arrastarem crianças para o mundo do consumo de estupefacientes, o que pode comprometer o seu futuro.
“Este número para nós é assustador. Só num semestre, estamos a falar de adolescentes e jovens que é o número maior de usuários e por vezes, há crianças arrastadas para essa armadilha de consumo de drogas. É uma situação preocupante e se são esses que hoje fazem essas escolhas, de usarem bebidas alcoólicas em excesso e usar outro tipo de drogas, estamos a dizer que amanhã teremos esses mesmos jovens adultos com problemas mentais que não vão conseguir abraçar os desafios do país” disse. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.