Cyril Ramaphosa e Zweli Mkhize nomeados para disputar presidência do ANC

Publicado: 23/11/2022, 8:48
Categoria:

Cyril Ramaphosa e Zweli Mkhize nomeados para disputarem a presidência do Congresso Nacional Africano, em Dezembro próximo.
O chefe do comité eleitoral do ANC, Kgalema Montlante, disse que Cyril Ramaphosa, actual presidente do partido, obteve duas mil e trinta e sete nomeações, enquanto Zweli Mkhize, que já foi Ministro da Saúde, teve novecentas e dezasseis.
Curiosamente os dois nomeados para a presidência do ANC tiveram ou têm casos pendentes: Ramaphosa enfrenta o caso de roubo de avultadas somas de dinheiro na sua fazenda em Phala Phala. Aguarda-se pelo pronunciamento do painel independente que deve entregar o relatório ao Parlamento, até ao último dia deste mês.
Já Zweli Mkhize, foi obrigado a deixar o cargo de ministro da Saúde após ser implicado num caso de contratação de uma empresa de comunicação, no âmbito do combate à covid-19.
Sabe-se que Nksazana Dlamini-Zuma e Lindiwe Sisulu, que também têm pretensões presidenciais, não conseguiram reunir números mínimos para serem nomeadas.
No entanto não é o fim para as duas ou para outros que aspiram chegar a cargos de topo na estrutura do Congresso Nacional Africano.
É que os estatutos do ANC permitem que em plenário, da conferência nacional, sejam feitas nomeações. No caso, a quinquagésima quinta conferência vai decorrer de dezasseis a vinte de Dezembro próximo.
Ainda, esta terça-feira, o comité eleitoral do ANC anunciou os nomes de outros concorrentes para posições-chave da organização.
Para a vice-presidência do ANC vão concorrer Paulo Mashatile, actual tesoureiro geral do partido; Ronald Lamola, que ocupa a pasta de ministro da Justiça e Oscar Mabuyane, que é governador da provincial de Easten Cape.
O actual vice-presidente do partido e do país, David Mabuza, não foi nomeado.
Concorrem para o cargo de secretário-geral Mdumizeni Ntuli, antigo secretário do ANC em Kwazulu-Natal; Phumulo Masualle, antigo governador de Eastern Cape e Fikile Mbalula, actual Ministro dos Transportes.
As nomeações incluem os cargos de secretário-geral adjunto, tesoureiro e presidente nacional do partido.
Até a próxima semana serão conhecidos os nomes de todos os duzentos concorrentes a membros do Comité executivo nacional. Trata-se do órgão que gere o partido no intervalo entre as conferências nacionais.
O ANC tem mais quatro mil comités, espalhados pela África do Sul. ( RM Pretória).

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram