De ONG’s norte-americanas: Cerca de 1.200 colaboradores da saúde retomam trabalhos na província de Maputo

Publicado: 11/02/2025, 11:36
Categoria:

Na província de Maputo, cerca de mil e duzentos colaboradores do sector de saúde, pertencentes a diferentes organizações não-governamentais norte-americanas, regressaram, ontem aos seus postos de trabalho, em diferentes unidades sanitárias.
São trabalhadores das áreas de luta contra o HIV e a Tuberculose, que voltaram a assumir seus postos na sequência da revogação da ordem executiva norte-americana, que anunciava a suspensão da assistência ao desenvolvimento estrangeiro por noventa dias.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, pelo diretor Provincial da Saúde, em Maputo, Daniel Tchemane, durante a primeira sessão ordinária do Conselho Executivo provincial, que fala de transtornos ao longo das últimas duas semanas de suspensao da assistencia norte-americana.

“Tínhamos grandes constrangimentos para fazer a recolha de dados na qualidade que nós fazemos para estes programas, porque temos uma série de digitadores de dados que são pagos salários por esta organização. Foram duas semanas com muitos constrangimentos e também tivemos que parar com algumas actividades de supervisão” disse.

Na última quinta-feira o governo norte-americano aprovou uma excepção humanitária de emergência que autoriza a retoma imediata dos serviços de tratamento e prevenção do HIV de mãe para filho. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram