Os presidentes da Rússia e da Bielorrússia devem reunir-se esta sexta-feira em Minsk para "discutir questões de segurança e defesa", avança a Sky News.
Os dois líderes encontraram-se pela última vez em Dezembro, numa altura em que se especulava sobre o envolvimento directo da Bielorússia na guerra. A perspectiva parece menos provável agora, depois de Alexander Lukashenko ter ontem garantido que o país só se irá juntar às forças russas se for atacado pela Ucrânia.
Também na quinta-feira, o presidente da Bielorrússia afirmou estar disponível para organizar um encontro entre os homólogos norte-americano e russo para negociar a paz na Ucrânia, nas vésperas da prevista visita de Joe Biden à Polónia.
"Estou pronto para me encontrar com o Presidente dos Estados Unidos", disse Lukashenko, numa conversa com jornalistas estrangeiros em Minsk, citado pela agência noticiosa oficial bielorrussa Belta.
"Porquê a Polónia?", perguntou o chefe de Estado bielorrusso, que se disponibilizou para receber Biden em Minsk para "uma conversa séria" se o Presidente norte-americano "quiser, de facto, a paz na Ucrânia".
"Até [o Presidente russo, Vladimir] Putin voaria para Minsk para esta reunião trilateral: dois 'agressores' e o Presidente 'amante da paz'. Por que não?", ironizou Lukashenko, insistindo que Biden seja recebido na capital bielorrussa "para encerrar a guerra".
Joe Biden estará na Polónia entre 20 e 22 de fevereiro, em vésperas do primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia. (RM-NM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.