Deportados 164 moçambicanos que viviam ilegalmente na África do sul

Publicado: 07/11/2022, 10:21
Categoria:

As autoridades sul-africanas deportam 164 moçambicanos que viviam ilegalmente no país vizinho.

Trata-se de moçambicanos que foram detidos por cometimento de diversas irregularidades na vizinha África do Sul.

O porta-voz da Direcção provincial de Migração, em Maputo, Juca Bata, explica que dos 164 moçambicanos deportados, semana finda, quatro foram acusados de crimes de homicídio voluntário e furto na via pública.

 “De entre estes, alguns foram acusados de cometimento de diversas irregularidade e crimes, tendo sido dois, por homicídio voluntários e dois, por furto na via pública”, disse.

Preocupadas com a prevalência de casos de moçambicanos que são deportados por ilegalidade, na vizinha África do sul, as autoridades migratórias na província de Maputo trabalham já em coordenação com a Direcção de Trabalho Migratório, no país vizinho, para rever o cenário.

“ Estamos a falar concretamente de trabalhadores das farmas, mineiros, que são emitidos os seus passaportes, com vista a evitar que os mesmos exerçam alguma actividade laboral naquele país sem documentos, que no final culminavam com o seu repatriamento. Ao nível local, também se trabalha com a sensibilização da população geral com vista que todos obtenham documentos, daí que todas as direcções, vão constituindo brigadas móveis para a emissão de passaportes, com vista a evitar que nenhum cidadão moçambicano saia do país sem documentos “, disse (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram