Descargas nas barragens da África do Sul e Eswatini podem ditar perda de culturas em Maputo e Gaza

Publicado: 30/12/2022, 10:44
Categoria:

Incremento de descargas de bacias a montante de Moçambique, pode causar situações de inundações nas principais bacias hidrográficas das províncias de Maputo e Gaza.

É uma situação que poderá resultar da queda de chuva intensa na África do sul e no reio de Eswatini, países cujas principais barragens, encontram-se com um nível de armazenamento de 100%.

O facto está a contribuir para o aumento dos escoamentos vindos dos países a montante que variam dos 400 a 50 metros cúbicos por segundo, tendo como consequência o aumento das cotas dos rios Incomáti e Limpopo.

O Chefe do departamento de Bacias Hidrográficas na Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, Adriano Vilanculos, alerta que a situação pode afectar com mais intensidade a cerca de 250 famílias camponesas com culturas nas proximidades desses cursos de água, numa área de 500 hectares, nos distritos da Manhiça e Moamba.

“Neste momento esperamos nos próximos três a cinco dias esta onda, que irá viajar até Magude e nos próximos sete dias irá se fazer sentir na região da Manhiça, sobretudo na baixa de Calanga, bem como na lha Josina Machel. Pelas estimativas que fizemos, achamos que a nossa principal preocupação é na bacia do Incomáti, sobretudo na baixa de Manhiça, onde temos maior concentração de agricultores, assim como em Moamba. Podemos estimar que cerca de 500 hectares podem ficar afectados e cerca de 250 famílias, alguns campos agrícolas se calhar,  podemos perder algumas áreas “, afirmou.

 Adriano Vilanculos renova o apelo para a retirada da maquinaria usada para o processo de produção, bem como para a colheita de culturas em fase de maturação, que se encontram nas proximidades dos rios Incomáti e Limpopo. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram