“Desembolsos equilibrados para implementação de iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas “ -PR

Publicado: 07/11/2022, 23:19
Categoria:

O Presidente da República, Filipe Nyusi, exorta os provedores de financiamento climático para o mercado do carbono a fazerem desembolsos equilibrados para implementação de iniciativas de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas.

O Chefe de Estado fez o apelo, esta segunda-feira, durante a sua intervenção na plenária da Cimeira dos Chefes de Estado e de governo das partes da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas que têm lugar em Sharm el-Sheikh no Egipto.

A intervenção o estadista moçambicano na cimeira incluiu, entre outros assuntos, a situação de Moçambique em relação às mudanças climáticas e  acções em curso, visando a sua mitigação.

 A protecção da floresta mereceu atenção no seu discurso.

“ Mais uma vez, estamos a exortar a todos os parceiros internacionais e locais, públicos e privados, a mobilizar recursos financeiros e tecnológicos para restaurar e conservar o mangal e a rica biodiversidade em Moçambique e no mundo inteiro”, disse.  

A Cimeira dos Chefes de Estado e de governo das partes da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas caracteriza-se como sendo o momento mais alto da COP 27 que iniciou com o discurso do presidente do Egipto que defendeu a rápida transição energética no mundo.

O secretário-geral da ONU apontou na ocasião, a actividade humana como sendo a causa da crise climática, destacando que a acção humana deve ser também a medida para travar as consequências.

António Guterres disse que todos os países devem acelerar a transição energética. Para isso, apelou a um pacto entre os países desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento.

Destacou que a China e os EUA têm a responsabilidade acrescida para a materialização do pacto. (RM /Sharm el-Sheikh)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram