Detectados 3 novos casos de poliomielite no Malawi

Publicado: 04/10/2022, 22:19
Categoria:

Três novos casos de poliomielite, acabam de serem confirmados no Malawi.

Com esta confirmação, sobe para quatro o número de casos de pólio no Malawi, trinta anos depois de ter sido declarado livre da doença.

Os casos de poliovírus selvagem tipo 1, foram registados nos distritos de Mulanje, Phalombe Mwanza e Lilongwe.

O porta-voz do ministério da saúde e população do Malawi, disse estar em curso a vigilância da Paralisia Flácida Aguda e Ambiental, em todo o país, para detectar os sintomas da poliomielite, incluindo paralisia e problemas de mobilidade.

Adrian Chikumbe, explicou que a vigilância ambiental, cinge-se na procura de amostras de dejectos fecais humanos e água, com vestígios de poliomielite.

A pólio, ressurgiu no Malawi, depois de África ser declarada livre da pólio selvagem indígena em Agosto de 2020.

Em Agosto do presente ano, Malawi realizou a terceira fase de vacinação em massa contra o poliovírus selvagem tipo 1 para proteger  crianças menores de cinco anos.

Na altura, 1,8 milhão de crianças menores de cinco anos, foram administradas a vacina contra a pólio.

Com o aumento de casos da doença, o país projecta vacinar aproximadamente 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos.

Para a campanha de vacinação foram contratados em todo o país, 10 mil assistentes, no âmbito da vigilância sanitária.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada pelo poliovírus e pode ser transmitida de pessoa para pessoa através da ingestão de alimentos ou água contaminados com o poliovírus, que causa paralisia irreversível principalmente em crianças.

Análises laboratoriais mostram que a cepa detectada no Malawi está ligada à que circulou na província de Sindh, no Paquistão, em 2019. ( RM Blantyre)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram