O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, “não poderá” fazer a visita oficial a Moçambique que tinha previsto para este mês, por causa da situação pandémica naquele país, adiantou o presidente do parlamento português, citado pela Lusa.
Este dado foi avançado por Eduardo Ferro Rodrigues no início dos trabalhos da reunião da Comissão Permanente – órgão que substitui o plenário na sequência da dissolução do parlamento – depois da deputada Maria da Luz Rosinha ter anunciado a entrada de um projecto de resolução para autorizar a deslocação do Chefe de Estado português a Moçambique, como é habitual.
“Devo dizer, por uma questão de lealdade, que o senhor Presidente da República informou em geral a todos aqueles que estávamos a almoçar, que não poderia ir a esta deslocação porque, segundo foi dito, a Covid-19 atingiu fortemente as entidades do Estado de Moçambique”, adiantou, numa referência ao almoço realizado quinta-feira para a apresentação de cumprimentos de Ano Novo ao Presidente da República, em Belém, fechado à comunicação social.
De qualquer modo, Ferro Rodrigues ressalvou que o pedido enviado ao parlamento, enviado pela Presidência da República a 22 de Dezembro, será ainda assim votado.
“Mas de qualquer maneira temos que votar porque da mesma maneira que a Covid-19 aparece pode desaparecer, enfim, tenhamos esperança”, acrescentou.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tinha prevista uma visita oficial a Moçambique em Janeiro, a convite do seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para a qual pediu a autorização da Assembleia da República. (RM /Notícias)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.