As embaixadas de Moçambique, Angola, Brasil e Portugual, na África do Sul, juntaram-se á Universidade de Wits para celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, esta segunda-feira assinalado.
A músca, a poesia e a gastronomia estiveram de mão dadas para exaltar a língua portuguesa, que é a quarta língua materna mais falada no mundo, com cerca de 260 milhões de falantes.
Estas actividades visavam destacar a importância da língua portuguesa e promover a cultura e identidade partilhada, entre os países de língua portuguesa, mesmo estado em território de acolhimento, como é o caso da África do Sul.
`O representante da missão de Moçambique na terra do rand, Sérgio Macamo, fez questão de sublinhar que a proclamação do português como língua oficial e de unidade nacional, em Moçambique, nunca pode ser vista como uma colonização mental.
Por seu turno, o embaixador de Portugal na África do Sul, Carlos Costa Neves, destacou que é no continente africano que o português tem conhecido uma grande expansão, ao se implantar também como língua materna e não somente oficial:
Na cerimónia, que teve lugar na Universidade de Wits, em Joanesburgo, esteve presente, também, uma delegação da Universidade Eduardo Mondlane. (RM Johannesburg)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.