Dia Mundial da Vida Selvagem: Moçambique frisa "avanços" na conservação

Publicado: 02/03/2022, 18:14
Categoria:

A Administração Nacional de Áreas de Conservação (ANAC) de Moçambique destacou esta quarta-feira avanços na protecção da biodiversidade no país, numa mensagem que marca as celebrações do Dia Mundial da Vida Selvagem.

 

Entre os "avanços" apontados pela entidade que regula a biodiversidade em Moçambique destaca-se o reforço da legislação, com realce para a aprovação do Plano Nacional de Desenvolvimento Territorial e Plano de Ordenamento de Espaço Marítimo, instrumentos que permitem às autoridades uma melhor gestão e delimitação das áreas de conservação, indica a ANAC numa nota distribuída à comunicação social.

Além disso, para a ANAC, o aumento de efectivos de fauna em áreas protegidas e a redução da caça furtiva são outros factores que provam os avanços que Moçambique tem registado, embora a entidade não avance números nem detalhes sobre estes dois pontos.

Moçambique conta com um total de 10.000 espécies de flora e fauna catalogadas, com destaque para uma fauna terrestre que totaliza 4.271 espécies, entre insectos, aves, mamíferos e anfíbios, segundo dados avançados na nota da ANAC.

"As instituições de investigação continuam a identificar novas espécies", frisa a ANAC.

A caça furtiva em Moçambique tem sido uma grave ameaça à vida selvagem no país, tendo reduzido drasticamente algumas espécies, segundo dados oficiais.

De acordo com os últimos dados da ANAC, desde 2009, o país perdeu pelo menos dez mil elefantes e, só na Reserva do Niassa, com uma extensão de 42.400 quilómetros quadrados, o número total desta espécie passou de 12.000 para 4.400 em três anos (entre 2011 e 2014).

Relatórios mais recentes indicam que o país perdeu, entre 2011 e 2016, 48% da população de elefantes.

O Dia Mundial da Vida Selvagem, que se assinala na quinta-feira, é celebrado sob o lema "Recuperando espécies-chave para a restauração de ecossistemas" e, em Moçambique, as cerimónias centrais vão ocorrer no Parque Nacional de Maputo, distrito de Matutuíne, província de Maputo. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram