O Presidente da República dirigiu, esta sexta-feira, mais uma sessão de trabalho com os partidos políticos signatários do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo.
Do encontro resultou o consenso de que a fase de auscultação pública nacional será lançada a 10 de Setembro, em cerimónia pública a realizar-se na cidade de Maputo.
O anúncio foi feito pelo porta-voz da reunião, Edson Macuácua, que explicou que a deliberação surge após a análise do relatório de actividades desenvolvidas pela Comissão Técnica nos últimos três meses, a aprovação da metodologia de trabalho e da estratégia de comunicação para o diálogo.
“De acordo com a metodologia aprovada, o Diálogo vai compreender várias etapas. A primeira será de auscultação pública nacional e na diáspora; é uma etapa em que a comissão técnica irá interagir com a sociedade civil, os partidos políticos, a academia e todos os extractos sociais a nível distrital, provincial, central e na diáspora, de modo a acolher as contribuições, as sensibilidades em torno das matérias que constituem o objecto do Diálogo Nacional “, disse.
O Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, assinado a 5 de Março de 2025, é um entendimento estabelecido entre diferentes forças políticas, com o objectivo de criar um espaço estruturado de concertação sobre matérias de interesse nacional, reforçando a coesão social e a estabilidade política. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.