Dívidas não declaradas: Inicia-se esta quarta-feira a leitura da sentença

Publicado: 29/11/2022, 9:14
Categoria:

Na Cadeia de Máxima Segurança, Vulgo BO, na Matola, Província de Maputo, ultimam-se os preparativos para a leitura na próxima quarta-feira da sentença, no julgamento do caso-dividas não declaradas.

No BO já foi reinstalada a tenda Principal que vai acolher a leitura da sentença, depois de ter sido removida com a conclusão em Marco último do processo de produção de prova no julgamento do maior escândalo financeiro do país.

Vários órgãos de Comunicação Social, incluindo técnicos do Tribunal Supremo, desdobram-se em acções de montagem do equipamento audiovisual, que vai assegurar a transmissão da leitura da sentença no caso das dívidas não declaradas.

Em paralelo está também a rádio Moçambique. que tem técnicos destacados ao local, para a garantia da cobertura integral do ponto mais alto neste julgamento.

No Caso das dívidas não declaradas foram acusados 19 cidadãos, incluindo Armando Ndambi Guebuza, filho mais velho do antigo chefe de Estado, a antiga secretária particular do ex-presidente Inês Moiane e o seu antigo conselheiro político Renato Matusse. 

Na lista dos acusados pelo Ministério Público destaca-se também o antigo director-geral do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), Gregório Leão, e o antigo director da Inteligência Económica da instituição António Carlos do Rosário.

Os 19 réus implicados neste processo são acusados de entre vários delitos de crimes associação para delinquir, corrupção passiva para acto ilícito, abuso de cargo ou função, branqueamento de capitais, posse de armas proibidas, peculato e falsificação de documentos.

Neste caso o Ministério Público pede indemnização de 2.7 mil milhões de dólares, a favor do estado Moçambicano, por acreditar haver provas suficientes que ilustram o desvio dos 2.2 mil milhões de dólares pelos réus. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram