
Cerca de trezentas pessoas morrem por mês, na cidade de Maputo, devido a doenças cardiovasculares.
É um dado partilhado, este sábado em Maputo, no encerramento da primeira Reunião Científica sobre Saúde Cardiovascular.
Falando no acto de encerramento da Reunião, o ministro da Saúde, Ussene Isse, defendeu a necessidade de se investir nos cuidados de saúde primária com vista a prevenir doenças cardiovasculares com destaque para a hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto.

“Os cuidados primários são o pilar fundamental da nossa governação porque 65% da nossa população vive no meio rural. Se nós intervirmos muito forte nos centros de saúde, no sub-sistema comunitário, tratar lá a população, promovendo, prevenindo, iremos reduzir muitas complicações que estamos a ter hoje. É fundamental, um oxímetro, um estetoscópio para o rastreio, temos que investir cada vez mais ao nível periférico”, disse.
Ussene Isse defendeu, ainda, a necessidade de se criar robustez, no sector da Saúde, de modo a assegurar a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. (RM)



Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.