Economia do Malawi regista recuperação

Publicado: 12/11/2020, 8:06
Categoria:

A economia do Malawi está a registar uma recuperação significativa com o alívio das medidas restritivas e redução de casos da covid-19.

 

O relançamento de várias actividades, a reabertura dos mercados nacional e internacional, associado à abertura das fronteiras terrestres e aéreas do Malawi, bem como de alguns países da região e do mundo, concorrem para reanimar a economia seriamente afectada pela crise pandémica.

A redução de perdas na arrecadação de receitas, é outro indicador de melhoria da situação económica do país.

Após a eclosão do primeiro caso de coronavírus, em Março passado, o país  perdia quinze milhões de dólares/mês e actualmente as perdas rondam os cinco milhões de dólares.

O porta-voz do ministério das finanças do Malawi, William Banda. deu a conhecer que de Janeiro a Julho deste ano, a arrecadação de receitas quedou em 11%, afectando negativamente os compromissos fiscais do período 2020/2021.

O director de Ambiente de Negócios e Advocacia Política da Confederação das Câmaras de Comércio e Indústria do Malawi, Madalitso Kazembe, reconheceu haver melhorias, mas a maioria das empresas continua a enfrentar desafios de liquidez.

Já o presidente da Associação Nacional de Pequenas e Médias Empresas do Malawi, William Mwale, diz que o governo e as instituições financeiras devem injectar fundos para a revitalização económica.

Segundo Mwale só assim é que o país poderá minimizar os impactos negativos da Covid-19 que ainda se fazem sentir na economia do país. (RM Blantyre)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram