Edilidade de Maputo esclarece incidente com a viatura que transportava corpos para a morgue de Michafutene

Publicado: 06/03/2025, 22:35
Categoria:

O Conselho municipal de Maputo esclarece que os corpos transladados, esta quarta-feira, na viatura da edilidade, interpelada e vandalizada por populares tinha como destino a morgue municipal de Michafutene, para a conservação.

A vereadora do pelouro de Saúde e Qualidade de Vida, no município de Maputo, Alice de Abreu, explicou que a gestão e transporte para a conservação dos corpos, é uma actividade rotineira da edilidade.

“ Desde a altura em que abrimos a morgue anexa ao cemitério de Michafutene, temos feito transporte destes corpos, não só da morgue do Hospital Central mas, se por ventura o Hospital José Macamo atingiu a sua capacidade, temos levado estes corpos para que eles possam ser conservados no morgue anexa ao cemitério de Michafutene, porque tem mais capacidade em termos de conservação e porque neste momento é o cemitério que está a realizar a maior parte dos enterramentos. Nós organizamos para que estes corpos pudessem ser transferidos, tendo em conta que a morgue do Hospital Central de Maputo estava lotada e sem capacidade para garantir a conservação de mais corpos “, disse.

A Vereadora do pelouro de Saúde e Qualidade de Vida, no município de Maputo, falava, esta quinta-feira em conferência de imprensa conjunta entre a edilidade de Maputo e o Ministério da Saúde, face ao incidente ocorrido durante o transporte de corpos para a morgue municipal anexa ao cemitério de Michafutene.

Segundo uma nota emitida pela Edilidade, o carro funerário foi atacado por uma multidão nas imediações do cemitério Municipal de Michafutene.

O motorista foi agredido e os corpos foram expostos de maneira desrespeitosa, devido a violência que resultou em danos à viatura.

A nota refere ainda que a intervenção da Polícia foi fundamental para garantir que a viatura chegasse ao destino final, permitindo a remoção segura dos corpos.

“O incidente levanta questões graves sobre o respeito à dignidade humana, degradação dos valores morais e a necessidade de diálogo para evitar tais situações no futuro”, destaca. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram