Eleições gerais na Nigéria marcadas para 25 Fevereiro de 2023

Publicado: 27/02/2022, 6:14
Categoria:

A comissão eleitoral da Nigéria fixou uma nova data para as eleições gerais de 2023, devido a um atraso na alteração de uma lei eleitoral, marcando-as para 25 de Fevereiro de 2023.

A nova lei permite a transmissão electrónica de resultados, uma evolução que poderá melhorar a transparência e ajudar a prevenir acusações de fraude que frequentemente mancharam actos eleitorais no passado.
O Presidente Muhammadu Buhari, que deixará o cargo no próximo ano após dois mandatos de quatro anos, assinou a lei eleitoral alterada na sexta-feira, mais de sete meses após ter sido aprovada pelo Senado.
As eleições presidenciais e parlamentares deveriam realizar-se em 18 de Fevereiro de 2023.
A Comissão Nacional Eleitoral Independente (Ceni) deveria emitir uma notificação eleitoral 360 dias antes das eleições, mas não o pôde fazer antes da aprovação da nova lei eleitoral.
"Como resultado, as eleições presidenciais e da Assembleia Nacional decorrerão em 25 de Fevereiro de 2023", disse o presidente da Ceni, Mahmood Yakubu.
"As eleições dos governadores e das assembleias de estado realizar-se-ão duas semanas mais tarde, em 11 de Março de 2023", acrescentou.
O novo calendário eleitoral também afectará a campanha eleitoral, que pode começar 150 dias antes da votação e deve terminar 24 horas antes das urnas abrirem.
As negociações políticas para a nomeação de candidatos para as eleições presidenciais já começaram.
Ainda não surgiu qualquer candidato para substituir Muhammadu Buhari, mas o partido que governa, o All Progressive Congress (APC), já tem vários candidatos, incluindo o influente ex-governador de Lagos, Bola Tinubu.
A comissão eleitoral independente do país foi criticada após a reeleição do Presidente Buhari em 2019, com alguns a dizerem que o ato eleitoral não foi livre nem transparente.
As eleições na Nigéria têm sido repetidamente manchadas por suspeitas de fraude desde que o país mais populoso de África regressou ao governo civil em 1999, após décadas de ditadura militar. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram