Em 2023, Niassa vai ter Zona Especial de Processamento Agro-industrial

Publicado: 13/12/2022, 13:13
Categoria:

Mais de Cento e trinta mil postos de emprego serão criados na região norte do país com a implementação a partir do próximo ano do Projecto Zona Especial de Processamento Agro-industrial, em Chimbunila, no Niassa.

Avaliado em perto de quarenta e oito milhões de dólares, o projecto conta com o financiamento do Banco Africano do Desenvolvimento e o governo com objectivo de promover a cadeia de valor das culturas de rendimento para o agro-processamento.

Os dados foram tornado públicos pela Vice-Ministra da Indústria e Comércio, Lodovina Bernardo num encontro realizado esta segunda-feira, em Lichinga que serviu para apresentação da equipa técnica executora do projecto que vai assegurar a construção do complexo industrial, requalificação de estradas entre outras realizações.

Lodovina Bernardo apela para uma parceria pública-privada durante a execução do projecto com vista a exploração de oportunidades de investimento na província.

Vice-ministra da Indústria e Comércio, Lodovina Bernardo e a implementação da primeira fase do Projecto Zona Especial de Processamento Agroindustrial – ZEPA no Corredor do Desenvolvimento Integrado Pemba-Lichinga.

O presidente do Conselho Empresarial do Niassa, Inocêncio Sotomane encoraja ao governo a promover políticas de inclusão dos empresários na concepção do projecto.

Na sua capacidade máxima, o complexo agro-industrial poderá transformar mais de três mil toneladas de matéria-prima diversa por dia.

A soja, gergelim, macadâmia, batata, trigo feijões, milho, algodão e produção avícola são as principais cadeias de valor da Zona Especial de Processamento Agroindustrial de Chimbunila no Niassa. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram