Em breve: Presidente sul-africano garante que vai anunciar data das eleições gerais

Publicado: 01/02/2024, 10:24
Categoria:

O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, garante que, em breve, vai anunciar a data das eleições previstas para este ano.

Ramaphosa tem sido pressionado, por vários sectores, para que anuncie, o quanto antes, quando vão ter lugar as sétimas eleições gerais.

Os órgãos actualmente em exercício terminam o mandato em Maio próximo. De acordo com a Lei, as novas eleições devem ter lugar num espaço de noventa dias após o terminus do mandato.

Isto quer dizer que Cyril Ramaphosa deve escolher uma data, entre Maio e Agosto próximos, para a realização do escrutínio.

No bastidores especula-se que o presidente vai anunciar a tão esperada data a sete de Fevereiro próximo, quando, na cidade do Cabo, apresentar o informe sobre o Estado Geral da Nação.

Cyril Ramaphosa não confirma estes rumores e responde, apenas, que em breve vai anunciar a data das eleições:

Bem, a data das eleições será anunciada em breve para que os sul-africanos se preparem para as eleições. Este é um ano eleitoral; estamos  a fechar a  sexta administração e uma vez que o povo  tenha decidido quem gostaria que levasse o país adiante, na forma de um novo governo, entraremos na sétima administração.Então, a data das eleições será anunciada em   breve”, disse.

Recentemente, o suspenso membro do ANC, Jacob Zuma, agora a apoiar o Umkhoto Wesizwe, disse que são necessárias garantias de que o processo eleitoral vai decorrer de forma transparente.

Cyril Ramaphosa responde dizendo que as eleições sul-africanas são um exemplo a nível mundial:

As nossas eleições são  das  mais bem conduzidas do mundo. A nossa Comissão Eleitoral Independente é altamente respeitada no mundo. É muito profissional e eficiente na forma como conduz as eleições e os seus sistemas não podem ser criticados porque são transparentes. Sempre que realizamos eleições  qualquer um que  representante os partidos concorrentes está lá a acompanhar todo o processo e, além disso, temos observadores de todo o mundo. Nenhum deles, jamais, duvidou do processo e dos resultados de nossas eleições “, frisou.

A Comissão Eleitoral Independente da África do Sul também desmentiu as declarações de Jacob Zuma, que alega que este órgão é tendencioso. (RM)

Tags: 

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram