Em risco. Comunidades em zonas ribeirinhas dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti

Publicado: 29/09/2022, 10:33
Categoria:

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta as comunidades residentes nas zonas ribeirinhas dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti, para o risco de ocorrência de cheias ou inundações, a partir do mês de Outubro próximo.

O alerta surge na sequência do elevado nível de armazenamento de água na principais infra-estrutura de retenção de água na província de Maputo bem como nos países a montante, nomeadamente a África do sul e Eswatini.

O chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas, Agostinho Vilanculos avança que neste momento, as barragens dos Pequenos Libombos e Corrumana, registam níveis de até oitenta por cento de encaixe de água, facto que poderá ditar escoamentos, na época chuvosa que se aproxima.

“Este período é um pouco preocupante porque temos que tomar algumas medidas nos próximos dias, em função daquilo que vai ser a evolução, pelo menos nos primeiros quinze dias de Outubro, que inicia oficialmente a época chuvosa”, afirmou.

O chefe do Departamento de Bacias Hidrográficas apela as comunidades  residentes nas margens dos rios Maputo, Umbelúzi e Incomáti para a tomada de medidas de precaução, face ao risco associado a época chuvosa que se aproxima. (RM)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram