Enviado Pessoal do Secretário-Geral da ONU para Moçambique enaltece avanços do processo DDR

Publicado: 17/08/2022, 22:44
Categoria:

O Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique e Presidente do Grupo de Contacto Moçambique enaltece os avanços no processo de Desarmamento, Desmobilização, e Reintegração de ex-soldados da Renamo, no País.
Em mensagem recebida na nossa redacção, Mirco Manzoni, apontou a desmobilização de 444 ex-combatentes e o encerramento da base da Renamo no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.
“ Com o encerramento da décima terceira base, o processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) atinge 77% dos beneficiários. Estas mulheres e estes homens estão agora na sua jornada de reintegração na sociedade civil. A estabilização da situação de segurança na Província durante o último ano tornou possível o feito de hoje, e o encerramento desta base dá-nos uma esperança renovada de que a paz e a estabilidade estão a regressar à região. É também reflexo de como o modelo de construção da paz do país, através de soluções nacionais e regionais, está a funcionar” , refere a mensagem.
À semelhança de todo o processo DDR, a decisão de encerramento da base foi acordada pelo Governo e a Renamo, com as actividades de campo supervisionadas pela Comissão de Assuntos Militares e pelos Grupos Técnicos Conjuntos.
“Ao aproximarmo-nos da conclusão da fase de desarmamento e desmobilização da implementação do Acordo de Maputo de Paz e Reconciliação Nacional, temos de prosseguir com os nossos esforços para apoiar a Reintegração. A paz em Moçambique traz benefícios a todos os sectores da sociedade e todas as partes interessadas podem contribuir para a inclusão da paz. O apoio às necessidades de reintegração a longo prazo destas mulheres e destes homens historicamente marginalizados no espírito da construção de uma paz inclusiva é fundamental para consolidar a paz definitiva e a reconciliação nacional. As Nações Unidas continuam empenhadas em apoiar Moçambique na construção de um futuro mais próspero “, lê-se no fim da mensagem. (RM)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram