Estados Unidos da América angariam ajuda humanitária para Moçambique

Publicado: 07/05/2021, 11:41
Categoria:

Os Estados Unidos da América estão a colaborar com o Governo de Moçambique, organizações internacionais, da Sociedade Civil e o sector privado para aumentar a sua ajuda humanitária às pessoas que necessitam.

 

Uma nota da embaixada dos Estados Unidos em Maputo indica que a acção visa colectar alimentos, água e abrigo, entre outros bens de primeira necessidade urgentes, como resposta à devastadora violência desencadeada pelo DAESH-Moçambique, na província de Cabo Delgado.

De acordo com o documento, os Estados Unidos, através da USAID, está a fornecer bens de primeira necessidade vitais para ajudar a dar resposta às necessidades urgentes das pessoas deslocadas das suas casas.

Esta ajuda humanitária irá fornecer a aproximadamente 20 mil famílias deslocadas 2 mil rolos de cobertura plástica, 8 mil abrigos pré-fabricados e cobertores e utensílios de cozinha para ajudá-las na reconstrução.

Centenas de milhares de pessoas fugiram aos ataques em Cabo Delgado, onde terroristas associados ao DAESH assassinaram, mutilaram e sequestraram brutalmente civis, destruíram infra-estruturas e deslocaram mais de 700 mil pessoas.

O Gabinete para a População, os Refugiados e a Migração do Departamento de Estado, irão fornecer 700 mil dólares, no âmbito do novo exercício fiscal de 2021, em ajuda humanitária para apoiar o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados no fornecimento de abrigo, cobertores e colchões, bem como apoio psicossocial e em matéria de saúde mental, a muitos dos 28 mil novos deslocados na sequência dos ataques a Palma.

Esta ajuda surge na sequência de um montante superior a 82 milhões de dólares em ajuda humanitária que os Estados Unidos forneceram para a resposta à crise em Moçambique no exercício fiscal de 2020, incluindo em Cabo Delgado.

A ajuda fornecida no exercício fiscal de 2020 consistiu em alimentos, produtos para o lar, abrigo e kits de higiene para cerca de 250 mil moçambicanos deslocados em Cabo Delgado e nas províncias vizinhas de Nampula e Niassa.

Os Estados Unidos estão empenhados em ajudar o Governo de Moçambique a combater o terrorismo e o extremismo violento com uma estratégia abrangente que inclui o desenvolvimento socioeconómico, programas de resiliência comunitária e assistência à segurança. (RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram