Estados Unidos da América desembolsa USD6 milhoes para as rádios comunitárias em Moçambique

Publicado: 27/04/2021, 18:04

A Embaixada dos E.U.A. em Moçambique anunciou 6 milhões de dólares, para reforçar a capacidade das rádios comunitárias em Moçambique. 

 

O programa, conhecido como Assistência às Rádios Comunitárias para o Desenvolvimento de Moçambique, irá apoiar cerca de 60 rádios comunitárias moçambicanas na Zambézia, Nampula, Niassa, e Cabo Delgado.  

Em comunicado, o Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis Hearne, disse que a rádio comunitária é essencial para o progresso inclusivo em Moçambique. 

Segundo Dennis Hearne, a apoio do governo dos E.U.A. ajudará as rádios comunitárias a alcançar mais pessoas, em mais lugares, com informações mais precisas e relevantes que ajudarão os cidadãos a tomar decisões informadas.

Pesquisas recentes indicam que aproximadamente dois terços dos moçambicanos, principalmente os das comunidades rurais, recebem a sua informação através das rádios comunitárias. 

USAID CORAGEM, implementada pela organização de comunicação moçambicana Associação h2n e parceiros, irá reforçar o sector da rádio através do apoio à formação em competências jornalísticas, ética, e gestão financeira e organizacional para jornalistas de rádios comunitárias. 

USAID CORAGEM também irá ajudar estas estações de rádio a aumentar o envolvimento da comunidade, com um enfoque específico na juventude.  

O Embaixador dos E.U.A. em Moçambique, Dennis W. Hearne, salientou a importância de um forte sector dos media para o futuro de Moçambique, dizendo: "A rádio comunitária é essencial para o progresso inclusivo em Moçambique.  O apoio do governo dos E.U.A. ajudará as rádios comunitárias a alcançar mais pessoas, em mais lugares, com informações mais precisas e relevantes que ajudarão os cidadãos a tomar decisões informadas". 

A programação da USAID para reforçar o sector dos media representa uma componente crucial da assistência mais ampla do Governo dos E.U.A. em Moçambique, promovendo o crescimento inclusivo e encorajando uma maior transparência e responsabilidade governamental. 

Em estreita colaboração com o Governo de Moçambique, o Governo dos E.U.A. fornece mais de 500 milhões de dólares em assistência anual para melhorar a qualidade da educação e dos cuidados de saúde, promover a prosperidade económica, e apoiar o desenvolvimento global da nação.(RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram