EUA não querem negociar e obrigam Kyiv a "lutar até ao último ucraniano"

Publicado: 21/07/2022, 20:37
Categoria:

As conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão suspensas desde Abril.
A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, rejeitou, esta quinta-feira, a existência de contactos com os Estados Unidos da América (EUA) sobre conversações de paz com a Ucrânia.
“A administração norte-americana proíbe as suas alas em Kyiv de pensarem sequer em conversações connosco e, evidentemente, obriga-os a lutar até ao último ucraniano”, disse a responsável aos jornalistas, citada pela agência de notícias Reuters.
Sublinhe-se que as conversações de paz entre a Rússia e a Ucrânia estão suspensas desde Abril.
No início do mês, o presidente russo, Vladimir Putin, alertou o Ocidente de que ainda não “começou nada a sério da Rússia” e que será “difícil” retomar as negociações.
“Hoje ouvimos que eles [o Ocidente] querem derrotar-nos no campo de batalha. Eles que tentem. Ouvimos várias vezes que o Ocidente quer lutar connosco até ao último ucraniano”, afirmou o chefe de Estado russo. “Isto é uma tragédia para o povo ucraniano, mas parece que tudo aponta nesta direcção", acrescentou.
“Todos devem saber que, de um modo geral, ainda não começámos nada a sério. Ao mesmo tempo, não rejeitamos as conversações de paz. Mas aqueles que as rejeitam devem saber que quanto mais longe se for, mais difícil será para eles negociar connosco”, alertou.
Assinala-se, esta quinta-feira, o 148.º dia de guerra. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), pelo menos 5.024 civis morreram e 6.520 ficaram feridos no conflito. (RM /NMinuto)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram