EUA vão analisar futuro da prisão de Guantánamo. Objectivo é encerrá-la

Publicado: 12/02/2021, 18:49
Categoria:

O Presidente Joe Biden estará a considerar assinar, nas próximas semanas ou meses, uma ordem executiva nesse sentido.

A administração Biden está a proceder a uma avaliação formal relativamente ao futuro da prisão militar norte-americana em Guantánamo Bay. Segundo a Casa Branca, esta avaliação tem como objectivo culminar no encerramento da controversa prisão, localizada em Cuba.
A administração Biden estará a considerar assinar uma ordem executiva nas próximas semanas ou meses com o intuito de fechar a prisão militar, revelaram duas fontes à Reuters.
“Estamos a conduzir um processo no National Security Council para analisar o ponto de situação que a administração Biden herdou da anterior administração, em linha com o nosso objectivo mais amplo de encerrar Guantánamo”, disse à Reuters a porta-voz do National Security Council, Emily Horne.
“O National Security Council vai trabalhar de perto com os Departamentos de Defesa, Estado e Justiça para fazermos progressos no sentido de encerrar GTMO, e também em consulta com o Congresso”, acrescentou.
No entanto, esta pretensão da administração não deverá ser concretizada brevemente. No imediato, esta intenção de Joe Biden pode traduzir-se em restabelecer a política de encerramento de Guantánamo aplicada na presidência de Barack Obama, mas que foi revertida por Donald Trump assim que tomou posse como presidente.
Após os ataques do 11 de Setembro, a prisão militar em Guantánamo Bay passou a receber suspeitos de terrorismo estrangeiros, e tornou-se um símbolo dos excessos da “guerra ao terror” durante a presidência de George W. Bush.
Actualmente, há 40 reclusos em Guantánamo, a maioria dos quais está detida há quase duas décadas sem terem sido acusados de qualquer crime ou julgados. Os grupos de direitos humanos consideram que Guantánamo é uma mancha na imagem global dos Estados Unidos. (RM /NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram