Ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont detido em Itália

Publicado: 24/09/2021, 6:32
Categoria:

Pendia sobre o antigo governante um mandato internacional de captura, emitido pelo Supremo Tribunal de Espanha. Detenção já foi confirmada pelo advogado Gonzalo Boye.

Carles Puigdemont, o ex-presidente do governo da Catalunha, foi detido, na noite desta quinta-feira, na Sardenha, em Itália, avança o El Espanol. De recordar que pendia sobre o antigo governante um mandato internacional de busca e captura, emitido pelo juiz Pablo Llarena, do Supremo Tribunal de Espanha.
Puigdemont, avança a mesma publicação, encontrava-se naquela ilha para participar no Aplec Internacional Adifolk, um evento patrocinado por uma associação de promoção do folclore catalão.
A detenção já foi confirmada pelo advogado do antigo governante, Gonzalo Boye, no Twitter. "O Presidente Puigdemont foi preso ao chegar à Sardenha, onde se deslocava como deputado europeu".
No passado mês de julho, de lembrar, o Tribunal de Justiça da União Europeia (EU) retirou a imunidade parlamentar ao ex-presidente do Governo da região autónoma da Catalunha, Carles Puigdemont, e aos também eurodeputados catalães Toni Comín e Clara Ponsatí.
A principal exigência do movimento pró-independência é a realização de um referendo sobre a autodeterminação da Catalunha, que tem uma população de 7,8 milhões de habitantes num total de cerca de 47,4 milhões em Espanha. (RM/NMinuto)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram