Ex-presidente sul-africano conhece esta 3ª feira eventual sentença de prisão

Publicado: 28/06/2021, 20:40
Categoria:

O mais alto tribunal da África do Sul deverá decidir, esta terça-feira, uma possível sentença de prisão para o ex-presidente Jacob Zuma, que é acusado de desrespeito pelo tribunal.

"A sentença será proferida amanhã, 29 de junho de 2021", anunciou hoje, através de uma declaração, o Tribunal Constitucional.
Desde a criação, em 2018, da comissão encarregada de investigar a corrupção generalizada, durante os seus nove anos no poder, Jacob Zuma, implicado por cerca de 40 testemunhos, multiplicou manobras para evitar ter de se explicar, acumulando recursos ou afirmando o seu direito ao silêncio.
Após uma enésima convocação para comparecer no final de fevereiro, a comissão exigiu uma pena de dois anos de prisão contra o antigo chefe de Estado.
O ex-presidente ignorou, não só a comissão, mas também uma decisão judicial de janeiro que o obrigava a comparecer e o privava do direito de permanecer em silêncio.
Numa audiência virtual em março, o advogado da comissão, Tembeka Ngcukaitobi, disse que a questão já não era se o ex-presidente deveria ir para a prisão, mas "quanto tempo deveria lá ficar". O estatuto de Zuma como ex-presidente "não o protege da lei", disse.
Algumas semanas mais tarde, num pedido bastante invulgar, a magistratura da África do Sul pediu ao antigo presidente para determinar por si próprio "a punição apropriada", antes da audiência de terça-feira.
Jacob Zuma, 79 anos, só testemunhou uma vez perante a comissão anticorrupção, em julho de 2019. Bateu rapidamente com a porta, ofendendo-se ao ser tratado como "um acusado".
Envolvido em escândalos, tinha sido forçado a demitir-se em 2018. Foi substituído pelo atual Presidente, Cyril Ramaphosa, que fez da luta contra a corrupção um cavalo de batalha, mas foi ele próprio chamado a testemunhar perante a comissão. (RM/ NMinuto)

 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram