Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma obtém liberdade condicional médica

Publicado: 05/09/2021, 18:18
Categoria:

A Fundação Jacob Zuma diz ter recebido com agrado a informação de que o seu patrono obteve liberdade condicional médica.

 

A Fundação diz que esta decisão vem provar o estado precário de saúde em que se encontra Jacob Zuma.

A Fundação sublinha também que a decisão foi tomada após opiniões de médicos do hospital militar e dos serviços correccionais da África do Sul.

A verdade é que num comunicado divulgado este domingo, o departamento dos serviços correccionais confirma que recebeu um relatório médico que indica que Zuma deve ser colocado em liberdade condicional médica.

O comunicado adianta que Zuma vai cumprir o resto da sentença em liberdade, mas sujeito a certas condições e a supervisão, até que a condenação expire.

A lei diz que beneficiam de liberdade condicional médica, os prisioneiros que estejam em estado terminal e fisicamente incapacitados e os que sofram de uma doença que limita gravemente a sua actividade diária.

A fundação Jacob Zuma já disse que a equipa jurídica do antigo presidente está a estuda as condições da liberdade condicional concedida ao antigo presidente.

Zuma entregou-se as autoridades no dia sete de Julho e dois dias depois o tribunal de Pietermarutzburg rejeitou o argumento da condição de saúde do ex-presidente, apresentada pela sua equipa de defesa.

O departamento dos serviços correccionais confirmou a hospitalização de Zuma a seis de agosto e a intervenção cirúrgica a que foi sujeito a catorze, também de agosto.

Esta semana o estado de saúde do antigo presidente esteve em debate, quando foi noticiado que Zuma se recusava a ser examinado por médicos indicados pelo Ministério Publico.

Alguns especialistas chegaram a dizer que Zuma incorria a uma nova desobediência médica.

Curiosamente, o empresário Schabir Shaik, ex-assessor económico de Zuma, também foi posto em liberdade condicional médica, em dois mil e cinco, após ser condenado a quinze anos, por corrupção.

Jacob Zuma continua hospitalizado e o caso do negócio de armas que o envolve está marcado para a próxima quinta-feira. (RM)

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Newsletter Form (#3)
Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram