Ex-presidente sul-africano Jacob Zuma vai se entregar no posto policial de Nkandla

Publicado: 29/06/2021, 18:09
Categoria:

O ex-presidente sul-africano, Jacob Zuma, vai se entregar no posto policial de Nkandla, de onde será transferido para um estabelecimento prisional, para cumprir a pena de quinze meses de prisão, determinada pelo Tribunal Constitucional.

 

A informação é avançada por uma das filhas, numa postagem nas redes sociais, citada pela imprensa sul-africana.

Duduzile Zuma não diz quando o pai se vai apresentar às autoridades policiais, sabendo-se que o Tribunal Constitucional concedeu cinco dias para o fazer, ou seja até ao fim-de-semana.

Duduzile Zuma escreve também que o pai está animado e sem medo e que os apoiantes o escoltarão até ao estabelecimento penitenciário, onde vai cumprir a pena.

Numa decisão descrita como sendo um claro sinal de que nenhum sul- africano está acima da lei, o Tribunal Constitucional condenou Jacob Zuma por desobediência à justiça.

Para além dos quinze meses de prisão, o tribunal constitucional condenou Zuma a pagar os dois advogados da comissão de inquérito à grande corrupção, que conduziram a queixa sobre a desobediência, por parte do ex-presidente.

Jacob Zuma, para além de recusar testemunhar perante a comissão de inquérito, também lançou vários ataques ao sistema judicial sul-africano, facto que pesou na sentença hoje proferida.

Uma sentença vista pelo especialista em direito internacional e professor emérito, Andre Thomashausen, como sendo uma vitória da justiça sul-africana e da luta anti-corrupção, liderada pelo presidente Cyril Ramaphosa ( RM)

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram