Moçambique e Malawi reafirmam a unidade entre os dois povos, com o aprofundamento, este fim-de-semana, dos laços culturais, fruto da realização conjunta do Festival Internacional do povo Ngoni, havido no distrito de Ntcheu, centro do Malawi.
O intercâmbio cultural, serviu para promover a integração e celebrar a identidade do povo Ngoni, através do fortalecimento dos laços culturais entre os dois países.
O director provincial da Cultura e Turismo, Lopes Raúl, em representação do governador da província de Tete, Domingos Viola, afirmou que o evento cultural alcançou os objectivos pelos quais foi projectado, que foi o reforço da unidade, a identidade e os bons costumes da tribo Ngoni.
Cerca de mil moçambicanos, dos distritos de Angónia, Tsangano, Macanga e parte de Moatize, participaram no evento, guiados pelo Rei Zintambira V, que destacou o papel da cultura na promoção da paz e da coesão entre as duas nações.
Na ocasião, Zefanis Bolene, director dos Serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Angónia, destacou o Festival como um espaço de convívio, partilha e valorização da rica identidade cultural do povo Ngoni. Além de Moçambique e Malawi, o Festival cultural do povo Ngoni, reuniu igualmente a Zâmbia, África do Sul e a Tanzânia e foi dirigido pelo presidente da república do Malawi, Lazarus Chakwera. (RM Blantyre)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.