FM suspende negociações com o Malawi sobre retoma de financiamento

Publicado: 14/09/2022, 10:54
Categoria:

Fundo Monetário Internacional (FMI) suspende negociações com o governo do Malawi para uma eventual retoma de financiamento ao país.

A situação, prende-se com os altos níveis da dívida que o país possui, associados a economia fragilizada, caracterizada pela escassez de divisas, combustível, alimentos, entre outros.

O Malawi está com uma dívida externa de 3,44 biliões de dólares, o que representa 56,8% do Produto Interno Bruto.

Os números representam pressão sobre o espaço fiscal e o FMI considera que o país está num nível de sobreendividamento e insustentabilidade da dívida, o que impede a prosseguir com as conversações.
A situação económica do país, impõe segundo a directora-gerente do Fundo, Kristalina Georgieva, solicitar alívio da dívida aos credores, especialmente a China e ao sector privado.

Esta é a fórmula que poderá levar o FMI a retomar o financiamento para que o Malawi possa reerguer-se economicamente e tornar-se um mercado viável para investimento.

A posição do Fundo Monetário Internacional, não resolve a já complicada situação para o Malawi, cuja Balança de Pagamentos funciona de forma deficitária.

Aliás, a economia malawiana atravessa uma grave crise, cuja recuperação não se vislumbra a curto prazo, e depois da desvalorização do kwacha, moeda local em 25 % em relação as principais moedas do mundo, esperava-se que o FMI fosse sensível.

Volvidos três meses depois da desvalorização, o Malawi enfrenta uma provocada pela falta de divisas, facto que poderia ser revertido se o FMI tivesse retomado o financiamento.

O ministro das finanças do Malawi, Sosten Gwengwe, disse que o país nunca deixou de pagar suas dívidas com credores comerciais internacionais, justamente pelos efeitos adversos à economia.

Assegurou que o executivo malawiano optimizou o orçamento e criou instrumentos para fazer face ao défice de financiamento, uma estratégia visando controlar o nível de endividamento do país. (RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram