FMI diz que Malawi não pode assumir mais dívidas

Publicado: 11/10/2022, 10:16
Categoria:

Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que o Malawi não pode assumir mais dívidas externas, por ter atingido níveis de sobreendividamento insustentáveis.

O país, tem uma dívida pública de 6,38 triliões de kwachas, mais que o dobro do orçamento deste ano, o que limitou o espaço fiscal.

Assim sendo, as autoridades fiscais do país, foram alertadas a serem mais prudentes, pois a dívida pública do Malawi tornou-se perigosa para o ambiente macroeconómico do país.

A directora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christalina Georgevia, explicou que para o Malawi, resta apenas receber doações do Banco Mundial e doadores bilaterais, pois o país está numa situação crítica, não pode assumir mais dívidas.

Entretanto, Malawi e uma missão do FMI voltaram à mesa de negociações para uma possibilidade de ter um programa de Facilidade de Crédito Rápido, para evitar o colapso da economia do país.

Uma das exigências do FMI é a necessidade de Malawi apresentar um plano de gestão da sua dívida.

O Banco Mundial, na sua publicação semestral que analisa questões que moldam o futuro económico da África, refere que a crescente dívida pública do Malawi, vai permanecer alta em cerca de 58,6% do Produto Interno Bruto.

O Banco Mundial observa ainda que, embora a maioria dos países com menos recursos como o Malawi, tenha recuperado da crise de 2020, o agravamento da dívida tem igualmente a uma forte contribuição dos credores privados, visto que o Malawi, deixou de depender dos parceiros multilaterais para o acesso aos mercados financeiros internacionais para financiamento da dívida.

Um dos factores que leva o governo do Malawi ao sobreendividamento é o programa de insumos acessíveis, em que o executivo adquire fertilizantes a altos custos e revende aos produtores a preços bonificados.

O presidente Lazarus Chakwera pediu aos malawianos para que não percam a esperança, por um futuro melhor. ( RM Blantyre)

Tags: 

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram