FMI poderá aprovar crédito de USD 175 milhões para salvar economia do Malawi

Publicado: 20/10/2022, 8:26
Categoria:

O Fundo Monetário Internacional (FMI) poderá aprovar um crédito de emergência de 175 milhões de dólares, para evitar o colapso da economia do Malawi.

Trata-se de um crédito rápido, que fornece assistência financeira concessional rápida a países de baixa renda, que enfrentam uma necessidade urgente na balança de pagamentos, sem condicionalismos.

O fundo, foi criado no âmbito do programa de Confiança na Redução da Pobreza e Crescimento, como parte de uma reforma mais ampla para tornar o apoio financeiro do fundo mais flexível e melhor adaptado às diversas necessidades dos países pobres, inclusive em tempos de crise.

Espera-se que o financiamento ajude o país a atender às necessidades urgentes de financiamento, sobretudo a escassez de divisas que provocou a ruptura de stock’s de combustíveis e outras commodites.

O ministro das Finanças do Malawi, Sosten Gwengwe, disse que o valor ser aprovado, corresponde a 50% do total que o país deveria ter acesso em empréstimos.

Gwengwe, enfatizou que este valor, vai ajudar o Malawi a atender às necessidades urgentes de financiamento da Balança de Pagamentos e restaurar a estabilidade macroeconómica, além de estabelecer as bases para um crescimento inclusivo focado à melhoria da vida do povo malawiano.

Em comunicado, a missão técnica do FMI reconsiderou a sua posição, confiante no compromisso assumido pelas autoridades malawianas, de avançar com reformas estruturais e conduzir o país para a estabilidade macroeconómica.

Contudo, esta posição técnica, ainda carece da aprovação final a ser feita pelo conselho do Fundo Monetário Internacional.

O compromisso inclui ainda uma trajectória sustentável da dívida, por meio do processo em curso de reestruturação da dívida.

O Malawi está abraços com uma grave crise financeira, o que levou o país a um sobreendividamento de 6,38 triliões de kwachas.

O país enfrenta um problema de divisas o que originou a escassez de produtos da primeira necessidade e pressão alta sobre a inflação que já chegou a 25.5 pontos percentuais. ( RM Blantyre)

Tags: ,

Pesquisar

Últimas Notícias

Rádio Moçambique

Rua da Rádio N 2, P.O.Box 2000 | Rádio Moçambique, EP
Email: info@rm.co.mzFixo: +258 21 42 99 08Fax: +258 21 42 98 26
Subscreva agora

Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.

Instale a nossa App

crosschevron-down linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram