As forças conjuntas, moçambicanas e ruandesas, recuperaram a localidade de Awasse, distrito de Mocimboa da Praia, das mãos dos terroristas, que actuam nas regiões norte e centro de Cabo Delgado.
Na operação foi recuperado diverso material bélico, nomeadamente dezanove armas do tipo AK 47, três bazukas, quinze roquetes, uma metralhadora e um número não especificado de munições.
Localizada a quarenta e cinco quilómetros da vila sede distrital, Awasse é um dos dois pontos de Mocimboa da Praia onde começou o terrorismo, há quatro anos, e pela sua localização geoestratégica, era considerado centro de desdobramento do inimigo.
Esta terça-feira, o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique, Bernardino Rafael, deslocou-se ao local e, falando à imprensa, disse que não foi a Awasse só para ver as forças de defesa e segurança e as ruandesas, como também para avaliar a possibilidade de se repor a subestação eléctrica e as redes de telefonia móvel vandalizadas pelos terroristas.
Bernardino Rafael, comandante-geral da PRM levava consigo técnicos da Electricidade de Moçambique, na pessoa do director da EDM em Cabo Delgado, Gildo Marques, o qual explicou que a avaliar pelos danos causados, a subestação de Awasse precisará de novos equipamentos para voltar a operar.
Por causa da vandalização da subestação de Awasse, todos os distritos da zona norte estão sem energia eléctrica desde finais do ano passado.
O director técnico da Movitel, em Cabo Delgado, Mohamed Yassine, cujas infra-estruturas também foram alvo de sabotagem, fala dos prejuízos. (RM)
Bem-vindo ao nosso Centro de Subscrição de Newsletters Informativos. Subscreva no formulário abaixo para receber as últimas notícias e actualizações da Rádio Moçambique.